Como deixar o website do seu laboratório mais seguro e livre de vírus?

Como deixar o website do seu laboratório mais seguro e livre de vírus?

Uma das maiores dúvidas que alguns desenvolvedores de site apresentam, é sobre a sua segurança, já que tal fator envolve muitas outras ferramentas e certificados, e pensando nisso, decidimos vir falar um pouco sobre como deixar o site do seu laboratório mais seguro e livre de vírus.

Mais abaixo você verá uma pequena lista que separamos para você que apresenta algumas dicas e procedimentos que você deve seguir e implementar em seu site, para assim, manter a segurança, tanto sua quanto dos seus usuários.

Portanto, acaba se tornando extremamente essencial e fundamental com que você preste muita atenção em todas as informações que serão citadas a seguir, para assim, saber exatamente como deixar o site do seu laboratório mais seguro e livre de vírus.

6 Maneiras de como deixar o site do seu laboratório mais seguro e livre de vírus

Como foi citado mais acima, agora você verá uma pequena lista que separamos, onde serão apresentadas 6 maneiras que você deverá utilizar e aplicar em seu site, para assim, aumentar a sua segurança no geral, deixando-o livre de hackers e vírus.

Vale ressaltar que fazer uso de um software para laboratório de análises clínicas já existentes acaba facilitando a sua vida, já que tais softwares já apresentam um sistema de segurança bem programado, além de apresentar diversas funções bem inovadoras e potencializar os resultados da sua clínica.

Crie um site por servidor

O primeiro passo que você deve deve aprender para saber como deixar o site do seu laboratório mais seguro e livre de vírus, é sobre os servidores.

A grande maioria dos planos de hospedagem acabaram oferecendo a opção de ter diversos sites na mesma hospedagem, mudando somente os seus subdomínios, entretanto, tal prática acaba sendo muito prejudicial para os seus sites no geral.

Caso qualquer um dos seus sites apresentarem uma vulnerabilidade, este site estará colocando todos os outros sites em risco ao mesmo tempo.

Instale um certificado SSL

Além de ser uma das medidas mais importantes e necessárias que você deve aplicar em seu site, o certificado SSL também consegue deixar o seu site mais propício a aparecer nos mecanismos de busca.

Podemos resumir as ações do SSL como: criptografar todos os dados que dispositivos trocam, para que assim, possíveis invasores e até mesmo os desenvolvedores do site não consigam ver ou roubar seus dados.

Atualize seus sistemas

Prosseguindo para a terceira opção da nossa lista que fará você aprender como deixar o site do seu laboratório mais seguro e livre de vírus, podemos citar sobre a atualização dos seus sistemas.

Utilizar um ou mais softwares desatualizados pode acabar ocasionando certa vulnerabilidade para o seu site e computador, já que um software além de administrar o seu site, também acaba sendo instalado em seu computador.

Portanto, receber ataques diretos no software do seu site, acaba prejudicando todos os usuários dele, sua estrutura e até mesmo o seu computador e dados, portanto, não deixe de manter os softwares que você utiliza totalmente atualizados.

Crie senhas fortes

Muitos usuários costumam utilizar somente 1 senha em todos os sites e contas que eles criam, sendo um grande problema para a sua segurança, onde os cibercriminosos acabam aproveitando.

Além disso, também podemos citar que a gente maioria dos usuários acabam tendo somente 1 conta de e-mail, que possui todas as suas contas cadastradas, e bom, caso esse email tenha uma senha fraca e acabe sendo invadido, o invasor conseguirá ter acesso a todas as suas contas bem facilmente.

Com isso, ter mais de 1 conta de email e diferentes senhas (fortes) acaba sendo uma atitude essencial, tanto para o desenvolvedor de um site, quanto para um simples usuário.

Selecione com cuidado as aplicações

Na atualidade conseguimos encontrar uma grande variedade de opções de tecnologias que nos possibilitam criar nossos sites, como: Joomla!, WordPress, Drupal, e diversas outras plataformas.

Estas plataformas são conhecidas como CMSs, e no geral, todas as opções citadas acima acabam sendo boas opções para desenvolver um site, exceto quando vamos falar no quesito de segurança.

Portanto, antes de utilizar um CMS, tente procurar e estudar sobre ele e seus problemas, para assim, saber exatamente sobre todas as características da plataforma que você estará utilizando em seu site.

Faça backup frequentemente

Outra dica muito importante que você deve aprender para saber como deixar o site do seu laboratório mais seguro e livre de vírus, é sobre os backups, que devem ser feitos com grande frequência.

Ter uma rotina de backups é extremamente essencial, não confie somente nos backups que a empresa de hospedagem lhe disponibiliza, faça um backup por conta própria.

Acredite, é mais comum do que aparenta ser um hacker ou invasor invadir o sistema e fazer uma bagunça total, ou até mesmo acabar apagando partes do seu site, portanto, garantir um backup se torna essencial e fundamental.

Com isso, podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que é necessário sobre as medidas de segurança, e assim, você já sabe como deixar o site do seu laboratório mais seguro e livre de vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.