Como fazer um laudo de avaliação de imóvel?
O laudo de avaliação de imóveis é feito para definir qual o valor de um imóvel no mercado. Não é qualquer um que pode fazer esse laudo e, além disso, também é preciso seguir uma série de normas gerais para que possa valer.
Se você quer saber mais sobre como é feito, quem pode emitir o laudo e quanto custa, então é só continuar lendo esse conteúdo!
Como fazer um laudo de avaliação de imóvel?
Antes de fazer um laudo de avaliação de imóveis, é preciso ir de acordo as normas da ABNT aqui no Brasil. É onde está descrito todos os passos a se seguir quando for fazer esse serviço, tais como:
- Em primeiro lugar, decretar o objetivo conforme o tipo de avaliação, se o imóvel é para venda, alugar, alienação, etc.;
- Definir e descrever o imóvel;
- Verificar medidas;
- Escolher o método que será usado para a avaliação.
Feito isso, a próxima etapa do serviço é fazer uma análise dos documentos do imóvel, o que inclui:
- Conferir todos os documentos do imóvel, como a certidão de ônus reais, emitida pelo cartório do Registro Geral de Imóveis;
- Certificar se há ou não incoerências com relação ao imóvel, bem como suas circunstâncias para informar no laudo;
- Verificar o que diz as leis municipais, estaduais e federais, entre outros aplicáveis.
O passo seguinte é fazer uma vistoria do imóvel, onde será preciso ficar atento aos itens logo abaixo:
- Tirar fotos do interior e exterior do imóvel;
- Analisar a planta baixa e os croquis;
- Descrever o terrenos e suas benfeitorias;
- Analisar dados ligados ao terrenos, como a região, infraestrutura, entre outros;
- Verificar os aspectos socioeconômicos e físicos, além da estruturas urbana ao redor;
- Determinar a qualidade do imóvel ao verificar o seu estado de conservação, qualidade, número de quartos, idade, etc.
Há também outros pontos que podem ser bem úteis para fazer uma avaliação de imóveis mais ampla e de acordo com as normas, como por exemplo:
- Verificar a vizinhança;
- Análise de circunstâncias atípicas;
- Vistoria por amostragem;
- Avaliar os imóveis na mesma área;
- Analisar o mercado atual e tendências.
Quanto custa um laudo de avaliação de imóvel?
O custo desse tipo de laudo tende a mudar conforme a região, entre outros fatores. Os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis têm em seus sites algumas tabelas com todos os honorários desses serviços em cada local.
Na tabela de São Paulo, por exemplo, o valor mínimo é de R$ 882.63 para um imóvel de até R$ 35.000.00. No entanto, vale notar que o preço do laudo também pode mudar conforme cada imóvel, grau de dificuldade do trabalho, etc.
Caso você precise esse serviço, então a Nero Perícias é uma ótima empresa no ramo para atender o que você necessita. Você ainda poderá solicitar um orçamento para ter uma base melhor de preço.
Essa é uma empresa série e de qualidade, onde você poderá contar um time de profissionais para emitir o laudo de avaliação conforme as normas. Sendo assim, para tirar todas as dúvidas a respeito do assunto, você também pode entrar em contato com a empresa.
Quem pode emitir laudo de avaliação de imóveis?
Embora o avaliador de imóveis seja aquele que deve emitir o laudo, o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM). Não são todos, porém, que podem emitir esse tipo de laudo.
Isso porque, para emitir o PTAM, é preciso obter o título de avaliador de imóveis através de um diploma de curso superior em gestão de imóveis ou até mesmo ao especializar-se em nessa área.
Esse título é dado pelo Conselho Federal, que fará a inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI). Além disso, engenheiro e arquitetos também podem emitir esse tipo de laudo.
Contudo, para o laudo ser aceito, é preciso que o arquiteto tenha registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Enquanto o engenheiro deve estar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Conclusão
Em suma, o laudo de avaliação de imóveis é crucial para muitos aspectos e apenas alguém credenciado pode emitir esse laudo. E, como dito nesse conteúdo, o valor desse tipo de laudo pode mudar segundo muitos fatores.
Por fim, o que você achou desse artigo? Foi útil para você? Então não esqueça de enviar para os seus amigos!