Cachorro obeso: como evitar e quais cuidados tomar

Cachorro obeso: como evitar e quais cuidados tomar

A obesidade é um grande problema em nossa sociedade, causando a morte de milhões de seres humanos por ano, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Engana-se quem pensa que com os cachorros é diferente. Infelizmente muitos bichinhos estão acima do peso e isso pode trazer vários problemas para a saúde dos animais.

Entre os riscos que a obesidade causa nos cachorros, encontram-se: dificuldade para respirar, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros.

Além disso, especialistas alertam que animais acima do peso tendem a viver menos que os que estão com o peso adequado.

Como evitar que o cachorro fique obeso?

A obesidade nos cachorros pode causar várias complicações e até diminuir a sua expectativa de vida, e não é isso que queremos para os nossos amigos de quatro patas, não é mesmo?

Pensando nisso, fizemos uma lista para evitar que seu peludo fique acima do peso. Vamos lá?

Alimentação adequada

Assim como nós, os cachorros também precisam ter uma alimentação adequada para ter uma vida saudável. Para isso, evite oferecer alimentos muito calóricos, sejam eles em ração ou comida natural.

Como é difícil identificar esses alimentos sozinho, o ideal é marcar uma consulta com um nutrólogo veterinário para que ele passe uma dieta adequada para o seu pet.

Rotina de atividades

Os cachorros precisam fazer atividade física diariamente para manter a saúde em dia e evitar o excesso de peso.

Uma caminhada de 30 minutos por dia pode mudar a vida do seu pet. Além de ajudar a manter o peso adequado, a atividade física deixa os cães mais felizes, melhora o vínculo com o dono e até diminui a ansiedade e estresse.

Vale lembrar que os passeios devem ocorrer na parte da manhã ou fim de tarde, evitando sempre os horários mais quentes do dia.

Não se deixe levar pela carinha de pidão

Sabemos o quanto é difícil resistir a carinha de pidão dos cachorros quando estamos comendo algo perto deles. Porém, devemos ser fortes e não nos deixar levar por aquelas carinhas fofas.

Os cachorros têm necessidades nutricionais bem diferentes das nossas e misturar os alimentos pode causar muitos problemas para os peludos, incluindo a obesidade.

Não dê comida a vontade

Um dos grandes erros que os donos cometem é deixar a comida do cachorro à vontade para o animal.

A comida do pet deve ser controlada e existe uma quantidade certa de acordo com o peso do seu cão. Para saber essa quantidade é bem simples, basta verificar atrás da embalagem da ração.

Ultrapassar o limite recomendado pode levar seu cachorro a um aumento de peso. Por isso, certifique-se que está oferecendo a quantidade ideal de ração para o seu melhor amigo.

Outro cuidado é com a quantidade de petiscos que os donos oferecem para os peludos. Dê preferência para os naturais, sempre lembrando de não exagerar.

Invista em suplementos

O Longevi, produto da Petvi, é um ótimo aliado no combate à obesidade. Ele faz com que o pet tenha mais qualidade de vida e disposição para lidar com o dia a dia, evitando ficar parado durante a rotina.

Peça ajuda da família

Para fechar nossas dicas, é muito importante que você peça a colaboração de toda a família para ajudar nesse processo de emagrecimento do cãozinho. Solicite aos outros membros da casa para seguir as orientações do veterinário e que não ofereçam alimentos fora da dieta do animal.

Sabemos que essa parte não é muito fácil, mas com paciência e amor conseguimos alcançar nossos objetivos.

Após descobrir como evitar cachorro obeso, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a saúde do pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.