Bicicleta ergométrica ou bicicleta comum. Veja as vantagens e desvantagens

Bicicleta ergométrica ou bicicleta comum. Veja as vantagens e desvantagens

Praticar qualquer exercício é a maneira mais comum de manter o corpo e a saúde em dia. Assim, que você começa a ter uma rotina de treinos em muito pouco tempo você começa a perceber mudanças no seu organismo, musculatura, suas linhas ficam mais finas, percebe perda de peso na balança e ainda fica mais bonito (a).

Além dessas melhorias na estética, são incontáveis os benefícios para o sistema imunológico, organismo e até mesmo para a mente. Quando praticamos exercícios físicos, também conseguimos exercitar a mente, se concentrando melhor, buscando prestar a atenção à sua volta quando está praticando as atividades físicas ao ar livre. 

Com essas informações podemos concluir que praticar esportes e fazer exercícios é a melhor forma de conseguir um corpo são e uma mente sã. Se você optar por um passeio de bicicleta, ou praticar em uma bicicleta em casa, as chamadas “bicicletas Ergométricas”, os benefícios são quase os mesmos e apenas algumas diferenciações entre as duas. 

Desta forma, no artigo de hoje, iremos mostrar os principais benefícios de cada uma das modalidades, suas principais diferenças e ainda um pequeno comparativo entre ambas. 

Acompanhe abaixo e fique ligado sobre essas bicicletas que se tornaram queridinhas entre os praticantes de ciclismo. Uma bicicleta normal ou regular é aquela que podemos pedalar fora de casa, portanto, proporciona maior mobilidade e uma nova experiência a cada pedalada.

Quais são os praticantes

As bicicletas tradicionais são para quem gosta de novidade e gosta de se movimentar, pois poderá realizar diferentes percursos e enfrentar novos comportamentos a cada dia.

Também, por exemplo, é possível andar de bicicleta na cidade ou em uma ciclovia com a família e amigos. Você pode aproveitar esta oportunidade para conversar e trocar experiências.

Também é ideal para quem quer começar com um pequeno investimento, porém, na hora de pedalar, é preciso ter acessórios como capacete e garrafa de água.

Se gosta de caminhar ao ar livre e estar em contato com os outros ou com a natureza, uma bicicleta tradicional é a melhor opção.

Desvantagem

A principal desvantagem é que o investimento em uma bicicleta tradicional não termina com a compra. Você precisa realizar manutenção para mantê-lo seguro enquanto pedala. Além disso, o uso de equipamentos de segurança é fundamental para evitar acidentes como quedas e manter-se hidratado durante a prática.

O investimento financeiro na aquisição de um programa com características próprias para a prática do esporte é maior no caso em que a bicicleta participa de forma específica.

Bicicleta Ergométrica

Uma bicicleta “indoor” é uma opção que atende bem a todas as necessidades: é mais segura e estável, evitando assim maiores chances de lesões e dando a quem nunca aprendeu a andar de bicicleta a chance de pisar nos pedais sem risco de cair. Além disso, como você passa a maior parte do tempo em um ambiente com ar condicionado, pode praticar em qualquer condição climática.

Uma das ótimas opções de ciclismo indoor para queimar calorias é o spinning. As bicicletas de spinning geralmente têm uma maior queima de calorias e são usadas por quem procura mais intensidade e desempenho, enquanto os ergômetros são mais usados ​​para exercícios aeróbicos e musculação.

Conforto e dificuldade

Biomecanicamente, é importante enfatizar que a resistência exercida por uma bicicleta normal é resultado de uma combinação de atrito, condições do terreno e efeitos do equipamento e peso do ciclista.

Você precisa usar vários grupos musculares ao mesmo tempo para acelerar ou escalar. Normalmente, as pessoas ganham força ficando de pé nos pedais e empurrando os braços e os quadris. Em um modelo ergométrico, a dificuldade já é controlada na carga e de acordo com seus objetivos – por exemplo, perder peso ou ganhar massa muscular.

Uma bicicleta reclinada é uma opção mais confortável do que uma bicicleta ergométrica comum. Seus pedais estão na frente de seu corpo. Não há guidão e selim – em vez disso, há um assento com encosto ergonômico que possui alças em ambos os lados para apoio das mãos. As pernas ficam mais afastadas e o aparelho não agride a parte genital.

Gasto calórico

A diferença de consumo de energia entre bicicletas de rua e bicicletas ergométricas é de quase 50%. Para uma pessoa de 70 kg, andar de mountain bike por 30 minutos queima cerca de 310 calorias. Por outro lado, se a mesma pessoa estivesse pedalando na academia durante o mesmo período, teria queimado cerca de 180 calorias. Entretanto, o conforto e facilidade do modelo estático costuma se sobressair em relação aos modelos de rua. 

Em academias é comum ver os modelos de bicicletas ergométricas como as de aulas de Spinning e bicicletas reclinadas, para todos os tipos de praticantes, desde de atletas que buscam melhorar o desempenho e performance até pessoas que querem fortalecer a musculatura ou necessitam realizar algum tipo de fortalecimento e tônus muscular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.