Adequação a NR 12: Conheça os procedimentos para a correta implementação!

Adequação a NR 12: Conheça os procedimentos para a correta implementação!

A NR 12 foi publicada em 1978 e até hoje é a mais importante entre as normativas que promovem a proteção e a integridade física no local de trabalho. De forma geral, é a norma que irá garantir que as empresas e colaboradores estejam seguros.  

Essa norma define quais são as medidas necessárias para que máquinas e equipamentos sejam utilizados de forma correta dentro da indústria, e, ao não a seguir, acidentes podem ser recorrentes. 

Justamente por esse motivo que é lei seguir a NR 12, pois é a única forma de manter esses funcionários protegidos, manter-se em dia com as normas é garantir a proteção de todos. 

Não há dúvidas de que a adequação a nr 12 é algo indispensável, certo? Quer entender melhor sobre o assunto? Continue acompanhando o artigo. 

Boa leitura! 

Procedimentos para implantar a NR 12 

Saber quais são os procedimentos que irão garantir que a NR 12 seja implantada e evitar qualquer problema para a sua empresa, é uma obrigação de todo empreendedor. Veja abaixo tudo que você precisa saber. 

1: Esteja sempre atento às máquinas e equipamentos

A NR 12 é sobre máquinas e equipamentos, certo? São esses itens que podem causar possíveis acidentes, logo, manter a atenção para esses dispositivos é fundamental. 

Os procedimentos para lidar com as máquinas e equipamentos são: 

  • Uso de barreiras óticas;
  • Implantação de botões de emergência;
  • Facilidade de acesso para as válvulas de segurança;
  • Investimento em proteções mecânicas;
  • Utilização de relés de simultaneidade para bimanual. 

Muitos acidentes podem ser evitados quando é dada a atenção certa para esse aspecto. 

2: Não deixe de promover a NR 12 no setor administrativo

Atender a NR 12 também é implantar medidas de administração. 

Essa maneira de atendimento está relacionada aos documentos e aos procedimentos que muitas vezes acabam sendo deixados de lado quando o tema é NR 12. 

É importante que os documentos da NR 12 estejam sempre atualizados, já que essas informações quando estão sincronizadas com os funcionários acabam facilitando muita coisa para o time todo. 

3: Ambiente dos equipamentos e das máquinas 

Além de manter a atenção em tudo que está ligado de forma direta com os equipamentos e máquinas, para que a NR 12 esteja adequada na empresa e os procedimentos sejam feitos corretamente é importante desligar tudo que não envolva esses dispositivos diretamente. 

O arranjo, o espaçamento e a instalação são pontos que precisam ser identificados para o atendimento pleno à norma. 

Ao atender a NR 12 é necessário refletir sobre o espaço em volta de cada equipamento e das máquinas, assim como também é importante levar em consideração a organização do local. 

Não seguir a NR 12 é prejudicial para todos! 

Não é uma sugestão seguir aquilo que a NR 12 define, mas sim uma exigência, já que é o que garante a proteção dentro do local de trabalho, evitando diversos tipos de prejuízos. 

São normas que vão proteger não só quem está operando máquinas e equipamentos, a normativa vai manter em segurança aqueles que são responsáveis por esses trabalhadores. 

Quedas, contato com substâncias perigosas, queimaduras, choques, etc, são alguns problemas que podem ser evitados.

Não há empresa no mercado que seja de sucesso que não tenha seguido o recomendado pela NR 12.

Dito isso, é primordial que as pessoas que estejam trabalhando no setor possuam conhecimento sobre todos os aspectos da NR 12 e as outras normas que são aplicadas ao local de trabalho. 

Agora é a vez da sua empresa!

Entendeu a importância da NR 12? Viu só como alguns procedimentos podem evitar acidentes? A sua empresa não pode deixar todas essas questões de lado, é a sua vez de manter todos em segurança! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.