Tecnologia cashless: o presente e o futuro do dinheiro

Tecnologia cashless: o presente e o futuro do dinheiro

Saiba agora se é o fim do dinheiro em espécie e como o pagamento sem dinheiro pode ser vantajoso

Muita gente anuncia a tecnologia cashless como uma forma de economia para clientes e também para os gestores. Mas, como em todo período de mudança, um grande número de pessoas ainda se pergunta como o processo funciona e, claro, se é seguro e vale mesmo a pena.

Atualmente, as operações vêm passando por várias reestruturações: pagamento via pix, via WhatsApp, open banking, operações com criptomoedas… Tudo para agregar toda a tecnologia de que já dispomos para atualizar as formas de pagar e receber dinheiro.

Hoje, a gente quer falar sobre essa tecnologia de pagamento 100% sem dinheiro: o que é, como funciona e quais as vantagens. Vamos descobrir um pouco sobre o cashless?

O que é e como funciona o cashless

Quando alguém te falar em pagamento cashless, saiba que ele está falando em pagar de forma digital e totalmente sem dinheiro físico.

Essa já era uma realidade há alguns anos, mas, com a chegada da pandemia, a prioridade de muitas empresas e até de clientes era ter o menor contato possível com objetos que muitas pessoas tocavam. E não é de hoje que ouvimos sobre quantos milhares de bactérias uma nota de dinheiro possui, não é?

Então, por mais que a realidade já fosse caminhar para o desenvolvimento de tecnologias de pagamento sem dinheiro físico, a preocupação com as medidas sanitárias só aceleraram esse processo.

O pagamento cashless é bem prático. Com a pulseira, é só aproximá-la ao leitor da máquina PDV e pagar de forma bem rápida e prática. E ele não só dispensa o dinheiro, mas também os cartões de crédito e débito.

E essa pulseira com chip RFID funciona assim: você faz a recarga com antecedência via smartphone ou computador ou em terminais de atendimento mesmo. O cliente coloca a quantidade de créditos desejada e, ao comprar algo, os valores vão sendo descontados.

Quais as vantagens do cashless

Essa tendência vem ganhando muito espaço no mercado mundial. Quem não correr para saber o que é, como funciona e como aplicar ao seu negócio, vai ficar para trás. Logo vão aparecer clientes perguntando sobre esse tipo de pagamento, então já é bom se adiantar. Conheça agora quais os pontos positivos de fazer essa adaptação no seu negócio:

  • Mais segurança, pois as transações são feitas todas online, o que evita fraudes ou roubos no ponto de vendas físico;
  • A tecnologia ElevenCash tem um sistema integrado que faz o controle de estoque e fluxo de caixa, além de produzir relatórios e dashboards em tempo real;
  • O processo de vendas fica mais ágil, já que não se formam filas e não há necessidade de devolver troco.

Como o mercado está lidando com essa tecnologia

As operações realizadas no mundo todo estão cada vez mais ancoradas no digital e nas tecnologias. Em países como a Suécia, por exemplo, esse tipo de pagamento já é rotina há tempos. Uma parte muito significativa das operações financeiras lá ocorre de forma eletrônica assim.

Aqui no Brasil, no entanto, essas tecnologias demoraram um pouco para chegar por falta de confiança no sistema. Há cinco anos isso já era realidade no mundo, mas parecia longe da nossa realidade. Porém, como os processos evoluem e ficam cada vez mais seguros, não demorou para que os pagamentos via internet também ficassem cada vez mais comuns para os brasileiros.

Hoje já podemos considerar que quanto mais fácil e rápido, melhor. Então, é só uma questão de tempo até que as pessoas comecem a cobrar para que os estabelecimentos recebam com a tecnologia cashless aqui também.

NFT e criptomoedas vão substituir o dinheiro físico?

Com a flexibilização dos bancos tradicionais e a ascensão do mundo digital também no quesito financeiro, fica clara a possibilidade de substituição  do dinheiro físico. Mas totalmente?

Por enquanto, não, mas há um processo caminhando para isso. Os NFTs (Non-fungible token) e as criptomoedas podem contribuir e muito para que isso aconteça.

E não só eles: a ideia de qualquer tipo de facilidade de pagamento que gere segurança já atrai muita gente por aqui. Então, a princípio, pulseiras com chip e outras modalidades de tecnologia cashless devem sair na frente.

Agora que você sabe o que é, pode ir sem medo. Se possui um comércio, é hora de pensar em como implementar essa tecnologia para facilitar sua vida e a do cliente. E, para quem é comprador, saiba que as vantagens também aparecem para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.