Como aumentar as visitas no seu e-commerce?

Como aumentar as visitas no seu e-commerce?

Não é fácil saber como aumentar as visitas no seu e-commerce. Tanto é assim, que muitas pessoas buscam saber quais são as melhores formas de trazer mais tráfego para sua loja virtual, mas sem conseguir fazer isso de forma consistente para aumentar as vendas. De fato, não existe um grande segredo para trazer mais clientes para o seu e-commerce. Se houvesse, todos fariam.

No entanto, existem sim algumas ferramentas básicas para quem quer saber como aumentar as visitas no seu e-commerce. Cada estratégia traz um pouquinho mais de resultado e, todas juntas, trazem um resultado muito maior, que aumenta as vendas e torna a sua loja virtual mais lucrativa. Para isso, portanto, é necessário saber que estratégias são essas e como colocá-las em prática.

Quer aprender como aumentar as visitas no seu e-commerce? Então siga a leitura abaixo!

Como aumentar as visitas no seu e commerce em 5 passos

1. Aumente sua autoridade online

O Google é, hoje, a maior fonte de tráfego online do planeta. Se você quer mais visitas em sua loja virtual, precisa estar com destaque no buscador. Afinal, são mais de 100 bilhões de pesquisas por mês feitas lá. Claro que só uma fração disso é de brasileiros, mas mesmo assim o volume é enorme.

Para aparecer com destaque no Google, no entanto, é necessário ter autoridade online. Faça um teste: pesquise agora mesmo por algo como “roupa masculina”. Depois dos anúncios, do Google Shopping e do Meu Negócio, o primeiro resultado das pesquisas será de algum e-commerce com muita autoridade no mercado. Você não explicitou o estilo de roupa que quer, nem o material e nem as cores. Portanto, o Google entregou aquela loja que ele considera a maior autoridade no assunto.

Para chegar nesse nível, seu e-commerce precisa de uma estratégia completa de construção de autoridade. São muitos passos para isso, mas você precisará fazer o seguinte:

  • informar claramente ao Google sobre qual tipo de loja você é, que tipo de produtos vende, etc. Isso é feito pela otimização de SEO;
  • investir em assessoria de imprensa para que sua loja seja citada em portais de imprensa. Isso informará ao Google sobre o quão conhecido você é;
  • fazer guests posts e link building com vários sites para receber links externos, que são sinalizações de confiança de outras páginas.

2. Produza conteúdo

Para ter um bom ranqueamento no Google, além de ter uma grande autoridade, é necessário também ter uma boa produção de conteúdo. Isso porque esse tipo de ação trará naturalmente mais clientes para a sua loja.

Imagine que você tenha uma loja de produtos para barba. Quais são as dores que o seu cliente tem? Por exemplo, ele pode querer saber qual o formato de barba ideal para o rosto dele, como crescer a barba, como cuidar dela, se vale a pena hidratá-la ou não, etc.

Produza conteúdo para satisfazer essas dúvidas e conecte os artigos aos seus produtos.

O Google entenderá essa conexão (e apresentará sua loja para quem quiser produtos para barba e fizer pesquisas parecidas) e apreciará mais o seu site conforme você cresce em termos de audiência.

3. Amplie as formas de conversão

Tudo isso que fizemos até agora foi para ampliar o canal de acesso principal da sua loja: o Google. Basicamente, foi como pavimentar uma super-avenida na frente da sua loja para receber milhares de clientes. No entanto, só isso não basta. É preciso ampliar as formas de conversão e de acesso, como se fossemos criar várias ruazinhas ao redor da sua loja e ter mais caminhos para os clientes.

Por isso, invista em ter outras pontes de conversão para aumentar as vendas. Por exemplo:

  • Rappi: atualmente, com o sistema de shopping online do aplicativo, dá para vender de tudo por lá. Dá para encontrar as suas lojas favoritas em Rappi e comprar por lá. Por isso, tente posicionar seu e-commerce lá dentro também;
  • Marketplaces: a Amazon, Mercado Livre e outros marketplaces são bons lugares para se posicionar e vender um pouco mais;
  • WhatsApp: o WhatsApp é um bom ponto de conversão direto com os clientes, pois está presente em 99% de todos os celulares do Brasil.

4. Crie canais de tráfego pago

Investir em anúncios no Google e nas redes sociais é vital para aumentar as visitas do seu e-commerce, pois eles são fontes de tráfego pago que atuam com eficácia instantânea. Ou seja: você começa a campanha e eles produzem resultados no mesmo dia.

É claro que custa dinheiro fazer uma campanha do tipo (possivelmente na base dos milhares de reais), mas os resultados também são sentidos nessa proporção (caso a campanha seja bem feita).

5. Direcione pessoas das redes sociais

Por fim, aproveite o impacto das interações orgânicas nas redes sociais para aumentar as visitas do seu e-commerce.

Crie posts que incentivem as interações com o público e, depois, aproveite esse aumento de alcance com posts de conversão, especialmente nos Stories, direcionando o público para comprar algum produto.

Além disso, faça parcerias com influenciadores e coloque os botões de conversão para que a pessoa veja o produto na foto e clique para ser direcionado para a loja.

Pronto! Agora que você já viu essas 5 estratégias de como aumentar as visitas no seu e-commerce, agora é hora de colocar esse conhecimento em prática para ter os melhores resultados possíveis na sua gestão.

Com isso em mente, ficará mais fácil fechar vendas, pois o total de tráfego obtido aumentará bastante. Caso você melhore a sua estratégia de conversão, ampliará suas vendas exponencialmente.

E aí, qual dessas estratégias parece a melhor para você? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.