Dicas para não ser vítima de cobranças abusivas em serviços – confira a lista
Você já passou pela situação de ser cobrado(a) por um serviço com valor absurdamente acima da média?
Convenhamos que, em alguns casos, até entendemos o valor agregado por trás daquele serviço. Mas existem situações na qual os valores não se encaixam no preço, concorda?
Preços abusivos são aqueles que são considerados excessivamente altos e injustos em relação ao valor real do serviço. A seguir, daremos dicas de como não cair em preços abusivos na hora de contratar serviços.
Faça pesquisas da concorrência
Para pesquisar preços em sua região, você pode usar ferramentas de busca, por exemplo, o Google. Digamos que está com problemas de entupimento na sua casa e precisa contratar serviços para resolvê-los.
Pesquise o serviço + região. Dessa forma, se você mora na zona sul de São paulo, siga o exemplo: pesquise “desentupimento na zona sul”. Depois, é possível ver os resultados e analisar a média de preço cobrado. Suspeite se alguma empresa cobrar preços acima da média sem valor agregado.
Também é possível verificar os preços visitando locais pessoalmente. É importante fazer uma pesquisa de valores antes de comprar qualquer coisa, a fim de garantir que você esteja contratando o melhor custo/benefício.
Se está caro para você, negocie…
Se você está achando que o preço que está sendo cobrado pelo serviço é abusivo, tente negociar com o prestador. Quase sempre eles estão dispostos a oferecer um desconto ou uma melhor oferta.
Seja amigável, comece a negociação com uma abordagem amistosa e tranquila. Isso pode aumentar as chances de o prestador de serviços ou vendedor considerar seu pedido.
.
Explique porque você está pedindo um desconto e, isso pode incluir a sua situação financeira, que também faz parte da educação financeira além do fato de você estar comparando preços com outras empresas.
Se o desconto for concedido, agradeça ao prestador de serviços mostrando sua gratidão pela sua flexibilidade.
Suspeita de monopólio? Faça isso
Quando uma empresa é a única fornecedora de um produto ou serviço, ela pode cobrar custos mais altos sem medo de perder clientes para a concorrência. Se você está com suspeitas de que isso esteja acontecendo, faça a pesquisa em outra região ou cidade.
Assim, você terá ideia do mercado visto por outro ângulo e isso te ajudará a saber se está sendo “vítima” de monopólio.
Em casos de Oligopólio?
Quando existem apenas algumas empresas oferecendo um produto ou serviço, elas podem se unir para fixar preços mais altos. Nesse caso, você pode utilizar as dicas do desconto, pesquisa local ou investigar em outras regiões e tirar suas próprias conclusões.
Aproveitador de situações
Sendo exploração em situações de emergência? Durante uma situação de emergência, como seria o caso do exemplo da desentupidora, algumas empresas podem aproveitar a necessidade dos consumidores e cobrar valores abusivos, principalmente em horários noturnos.
Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais as empresas ou prestadores de serviços podem cobrar preços exorbitantes. Essas práticas são geralmente proibidas por leis e regulamentos de proteção ao consumidor e, se você foi ou está sendo vítima de alguma situação assim, procure seus direitos.