Como funciona o crédito imobiliário para quem deseja ter a casa própria?

Como funciona o crédito imobiliário para quem deseja ter a casa própria?

O sonho da casa própria está cada vez mais presente na vida de muitas pessoas. Tanto para recém-casados, quanto para pessoas que desejam sair da casa dos pais ou desejam parar de dividir imóveis com os amigos. 

Ter uma casa própria está diretamente ligado ao fato de ter sua privacidade, de ter as coisas do jeito que você bem entender e na hora que você bem entender. Afinal, sensação melhor do que a de sair sem precisar ficar dando satisfações é a melhor coisa né. 

A aquisição da casa própria também relaciona-se direto com o fato de não ficar mais dependendo de aluguel e, consequentemente, não correr mais o risco de alguém pedir a casa de volta e o indivíduo ter que correr atrás de outra moradia. 

Ou seja, o sonho da casa própria é, de fato, algo que deve ser levado em consideração, visto que, existem inúmeros benefícios em ter o seu próprio lar, independente se é a compra de um apartamento, um estúdio, uma casa de alvenaria pré-fabricadas ou qualquer outro tipo de residência que esteja em seu nome.

Com isso, pensando em te orientar melhor a respeito da aquisição da casa própria e do funcionamento do crédito imobiliário, separamos neste artigo os principais tópicos acerca do assunto. Ao continuar a leitura, você com certeza tirará diversas dúvidas e agregará mais conhecimento à sua vida. 

Vantagens da casa própria

Além da questão de poder fazer as coisas no seu tempo, de maneira cautelosa, e do fato de não precisar ficar dando satisfação, ainda existem outras vantagens associadas a aquisição da casa própria. 

O conforto é uma das principais vantagens que quem mora em casa própria encontra. Isso porque, ao comprar o terreno, você tem a possibilidade de adaptar a casa da maneira que mais irá lhe agradar e de forma que atenda as suas necessidades e do seu grupo familiar.

Mais uma vantagem associada a isso é a questão de que, conforme o tempo passa, maiores as chances de seu imóvel valorizar. É claro que isso só acontece caso você realmente cuide e dê os reparos necessários a residência. 

A segurança familiar também pode ser altamente relevante nesse cenário, já que, no caso das famílias que têm filhos, a casa ficará como herança caso aconteça alguma coisa com os pais. 

Por último, mas não menos importante, podemos citar mais uma vantagem da aquisição da casa própria, que é a questão do estabelecimento de um patrimônio. Ao comprar uma casa, o proprietário está garantindo que sua estabilidade seja alcançada e utilizada como garantia de empréstimos e financiamentos.

O Crédito Imobiliário

Em termos simples, podemos definir que crédito imobiliário é a espécie de um empréstimo fornecido para que o indivíduo possa realizar a compra de um imóvel, através de um pagamento financiado. 

Esse crédito pode também ser utilizado para realizar a compra de materiais de construção e outros itens essenciais para a construção de uma casa, por exemplo. 

No entanto, diferente do financiamento, o crédito imobiliário fornecido, não fica sob a condição de que algum bem do nome da pessoa fique como uma garantia do pagamento. 

Vale destacar ainda que, durante esse processo de empréstimo por crédito imobiliário o indivíduo não pode colocar seu imóvel à venda. Sendo considerada, então, essa a forma de garantir que a quitação do empréstimo seja paga.

Como funciona o empréstimo por crédito imobiliário 

A maioria das organizações disponibiliza planos de créditos imobiliários e contam ainda com serviços de simulações desses planos. Isso faz com que o comprador possa testar em diversas instituições, sem nem precisar sair de casa.

Após decidir a proposta que mais lhe agrada, o comprador deve comparecer na instituição escolhida e deixar os documentos solicitados. A instituição, por sua vez, irá analisar os documentos e as informações e então, decidir se o comprador realmente tem condições de pagar pelo empréstimo. 

Na sequência, depois de conferir as documentações e conferir os dados, a instituição solicitará que seja assinado um contrato, tanto da parte do vendedor, quanto da parte do comprador.

Esse documento, no entanto, após ser assinado, deve ser autenticado no cartório e esse processo deve ser pago pelo comprador.

Por fim, basta que o cliente aguarde então para que esse crédito ser liberado, e essa etapa pode demorar de 5 a 10 dias para acontecer. Ao ser liberado, o comprador já começa a pagar as mensalidades referente ao empréstimo para o banco. 

Vantagens do financiamento por crédito imobiliário

Mesmo que o comprador tenha que pagar uma mensalidade referente ao empréstimo para o banco, existem muitas vantagens associadas a esse financiamento. Confira:

  • Investimento em um bem propriamente seu;
  • Possibilidade de reformar sua residência;
  • Usar o FGTS como parte do pagamento

Existem ainda outros recursos associados a esse financiamento e que são vantajosos para diversas famílias.

Logo, após entender melhor sobre o funcionamento do crédito imobiliário, alcançar o sonho da casa própria pode se tornar algo mais fácil e acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.