HTML: Entendendo sua importância

HTML: Entendendo sua importância

HTML é a linguagem utilizada para publicar conteúdo na Internet. Ele pode ser usado para criar um website, carregar uma imagem, fazer um documento ou adicionar arquivos de áudio e vídeo a uma publicação online.

Resumidamente, podemos dizer que HTML é uma coleção de elementos ligados por conexões com objetivo de exibir uma informação. Esta linguagem de marcação pode ser manipulada dinamicamente por uma linguagem de programação, como acontece com PHP para Internet.

De maneira resumida, é através deste código HTML que navegadores lêem estas informações, interpretando-as de acordo com o que está escrito. Assim, navegadores exibem o texto em um formato mais amigável.

Veja também: Como fazer marketing digital na área de saúde.

Como surgiu o HTML?

A história do HTML

Ao passarmos do mundo analógico para a era digital, tornou-se necessário desenvolver uma linguagem padrão para traduzir todo o conteúdo na Internet e garantir que todos estivéssemos falando a mesma linguagem, não importando onde ou como você a acessou.

Com a intenção de atender a esta necessidade, em 1980 o cientista da computação Tim Bernes-Lee, da Grã-Bretanha, criou a primeira versão desta linguagem de marcação.

Entretanto, foi apenas dez anos depois que esta linguagem se tornou popular e adotada por muitos fabricantes e desenvolvedores de navegadores.

Por que o HTML é tão importante para a Internet

Depois de aprender um pouco sobre a história do HTML, você pode estar se perguntando, na prática, qual a importância dela para para a Internet.

Com uma resposta simples, podemos afirmar que a Internet que conhecemos hoje não existiria.

Acessibilidade

A acessibilidade é uma das principais características das aplicações HTML5, que favorecem a acessibilidade por usuários com necessidades especiais, tais como cegueira, baixa visão, daltonismo e outras.

Design responsivo

O acesso móvel também é mais agradável por causa da interface intuitiva.

Isto difere do tradicional acesso desktop, mas mantém a aparência e a sensação tradicional de entrada. Na prática, isto é essencial para a navegação nos mais diversos dispositivos e resoluções e facilita muito a interação do usuário com seu ecommerce. Isto porque os tamanhos são adequados às áreas clicáveis para os mais diferentes dispositivos, ambientes e situações onde eles são acessados.

Há muitas versões diferentes de HTML e padrões diferentes, mas o HTML5 se tornou a experimentação do futuro da web para todos.

Ele promove uma melhor interação com o usuário através de melhor acessibilidade e flexibilidade para os desenvolvedores e novas aplicações para o navegador.

O HTML e o Marketing Digital

Não poderíamos edixar de mencionar o HTML quando se trata de marketing digital. Sua importância está presente tanto em sites institucionais quanto em landing pages (páginas criadas para coletar informações de usuários).

Outra vantagem é que facilita aos principais mecanismos de busca encontrar seu conteúdo. A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) também depende de tags do HTML.

Conclusão

O desenvolvimento da Internet, especialmente quando se trata de websites, é representado pelo uso da linguagem Markup.

A maior parte do que temos hoje em matéria de ferramentas, se deve ao surgimento e desenvolvimento da linguagem HTML ao longo da história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.