Higienização no chão de fábrica: saiba como otimizar

Higienização no chão de fábrica: saiba como otimizar

A limpeza correta de um piso é essencial no chão de fábrica, pois ele concentra vários tipos de sujeiras. Se não forem retiradas corretamente, pode aumentar a proliferação de resíduos, prejudicando a qualidade do ambiente, a saúde dos funcionários e até a produtividade da indústria.

Quando uma empresa ignora o processo de limpeza planejado e organizado, é possível que o responsável pelo departamento de compras invista em produtos químicos errados e que podem até danificar o piso.

Para evitar futuros problemas, conheça abaixo as orientações mais adequadas para fazer a limpeza de um chão de fábrica corretamente.

Quais são as máquinas mais indicadas para fazer a higienização do chão de fábrica?

  • Lavadoras de alta pressão para a limpeza mais eficiente: retira sujeiras pesadas e impregnadas, entre as quais: óleos e adesivos;
  • Varredoras de pisos: remove detritos de vários tamanhos, principalmente em pisos que não são regulares, não tem brilho e a área não é coberta;
  • Lavadoras de piso: auxiliam na limpeza de pisos lisos e brilhando, retirando a sujeira, principalmente de óleos e outros líquidos. Ela lava e aspira simultaneamente, garantindo uma secagem mais rápida. É indicada para espaços com alto tráfego de funcionários;
  • Limpadoras com vapor: indicadas para a higienização que está relacionada com gorduras, graxas e óleos. É aplicável em azulejos, pisos lisos e com brilho.

Como escolher o produto químico para limpar o chão de fábrica?

Quando um produto químico não é escolhido corretamente, a qualidade da higienização, o equipamento e o pisco podem ter sérios problemas.

Ao utilizar as lavadoras de piso, por exemplo, não é recomendável inserir um detergente, uma vez que ele faz espuma e pode estragar o motor de aspiração do equipamento.

Você também precisa observar o pH do químico. Se o piso é mais engordurado, vale investir em detergentes com pH mais elevado. Já para os pisos que permitem retirar a sujeira com mais facilidade, vale utilizar um pH neutro.

Nunca é demais lembrar que a fragrância não está relacionada diretamente com a limpeza. Para evitar problemas, opte por cheiros neutros, pois aqueles mais intensos podem prejudicar o espaço e a produtividade dos colaboradores.

Independente da marca escolhida em sua empresa, opte por produtos de qualidade e lembre-se de aplicar todas as normas que são exigidas pelo fabricante. Portanto, tenha cuidado com a quantidade correta e a forma como o produto é armazenado.

As regras de segurança precisam ser levadas em consideração não só durante o manuseio do equipamento, mas também quando o produto químico é utilizado. A empresa deve exigir que os funcionários utilizem equipamentos de proteção individual.

Além disso, verifique se a sinalização está sendo aplicada corretamente. Dessa forma, você evita acidentes na empresa, como em pisos molhados.

Nunca é demais lembrar o quanto é importante investir em materiais de qualidade e que não acumulam muita sujeira. No caso das grades de piso, por exemplo, em alguns locais, elas podem não funcionar, trazendo problemas e até acúmulo de sujeira com a instalação.

O mais indicado é optar por materiais feitos sobre medida. A Furaço, especialistas em grades de piso, é uma das empresas mais experientes no mercado e pode auxiliá-lo na aquisição do produto.

Percebeu que otimizar a higienização do chão de fábrica não é um bicho de sete cabeças? Então, comece a aplicar as nossas orientações hoje mesmo e acelere essa etapa importante em sua indústria.

Após conhecer como otimizar o chão de fábrica, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o sucesso do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.