Comprar um carro seminovo ou novo: entenda as diferenças
Uma das maiores dúvidas que milhares de pessoas apresentam, é em relação à compra de um carro. Portanto, decidimos falar sobre as diferenças que existem em comprar um seminovo ou carro novo.
Sendo assim, atente-se a todas as informações citadas a seguir e esteja apto a comprar o carro dos seus sonhos. Confira!
Qual a diferença entre seminovo, usado e zero-quilômetro?
Antes de podermos comentar sobre comprar um seminovo ou carro novo, é necessário que você entenda a diferença entre um carro usado, seminovo e até mesmo entre um zero-quilômetro para saber qual a melhor opção para os seus objetivos.
Zero-quilômetro
Iniciando pela opção de zero-quilômetro, a qual acaba sendo a opção mais simples de ser explicada e entendida, devemos falar que um veículo zero-quilômetro, como o próprio nome diz, é aquele veículo novo que nunca foi utilizado ou que nunca possuiu um dono sequer.
Automóveis dessa categoria, normalmente são adquiridos por intermédio de uma concessionária da própria marca do veículo. Além disso, uma forte característica presente nessa opção é em relação ao seu preço, que costuma ser bem mais elevado que as demais opções.
Isso acaba acontecendo por conta da qualidade, garantia e segurança que você acaba adquirindo com esses veículos, já que seus componentes são novos, além das garantias e revisões gratuitas oferecidas pelas grandes marcas aos seus veículos.
Um ponto negativo que podemos citar de um carro zero-quilômetro é em relação a sua valorização que, infelizmente, acaba tendo uma queda drástica após alguns meses do seu lançamento.
Seminovo
Partindo para a segunda opção da nossa lista que o ajudará a descobrir qual a melhor para você, comprar um seminovo ou carro novo, onde citaremos os seminovos.
Muitas pessoas acabam se confundido na hora de diferenciar um veículo seminovo e usado, portanto, é importante que você entenda a diferença desses dois termos.
Para um veículo se encaixar no termo de “seminovo”, é necessário cumprir alguns requisitos, sendo eles:
- ter tido somente um dono;
- possuir uma quilometragem entre 15.000 e 20.000 km por ano;
- ter no máximo três anos de uso.
Veículos seminovos possuem diversos pontos positivos, como a sua valorização, por exemplo, que já acabou passando por todos os processos de queda, ficando em um preço que deve permanecer fixo para vendas, tornando-se uma ótima opção para aqueles motoristas que buscam trocar de veículo depois de algum tempo.
Para finalizar, também devemos citar sobre a sua compra, que pode ser feita tanto em uma concessionária que possui veículos seminovos, possuindo diversos locais de venda de seminovo em Florianópolis, quanto com o próprio dono do veículo, negociando diretamente com ele.
Infelizmente, ao fazer uma negociação direta com o dono de um veículo seminovo, a sua segurança estará sendo menor, já que o veículo pode apresentar alguns problemas ou até mesmo possuir algumas incógnitas que o vendedor não vai lhe dizer – algo que não acontece com uma concessionária.
Usado
Para finalizar esse tópico, a fim de podermos ajudá-lo a escolher entre comprar um seminovo ou carro zero-quilômetro, devemos falar sobre os carros usados para que você não acabe confundindo um seminovo com essa categoria, ou para não sofrer algum tipo de golpe.
Um carro considerado “usado” é aquele que já está sendo usado há um bom tempo, ou seja, que tem mais de 3 anos de uso. Além disso, outra característica muito forte dessa categoria é a sua quilometragem, a qual muitas vezes é bem alta.
No quesito de revenda, um carro usado acaba sendo a melhor opção, já que o seu preço não deverá sofrer alterações com o passar dos anos. Sendo assim, caso você compre o seu carro usado por R$20.000,00 hoje, provavelmente você conseguirá vendê-lo pelo mesmo preço daqui a alguns anos.
Infelizmente, o grande ponto negativo dessa categoria é em relação à segurança de venda, já que as concessionárias não costumam fornecer um intermediário de compras e vendas para um veículo usado.
Comprar um seminovo ou carro novo: qual vale mais a pena?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a definição de cada categoria, conseguindo diferenciá-las, chegou o momento de escolher a melhor opção para o seu caso.
Como você pode perceber, as principais diferenças dessas duas categorias estão em seu preço de revenda, já que um carro seminovo não costuma apresentar grandes desgastes em seus componentes.
Portanto, caso você deseje comprar um carro e permanecer com ele por muitos e muitos anos, talvez um carro novo que possui uma garantia com a fabricante seja a melhor opção para você.
Agora, se você quer comprar um carro para satisfazer algumas necessidades que possui no momento, mas pretende trocá-lo daqui a algum tempo, talvez a opção mais adequada seja por um carro seminovo.