7 tendências no mercado financeiro para os próximos anos

7 tendências no mercado financeiro para os próximos anos

O mercado financeiro é como um organismo vivo, sempre pronto a mudar e a se adaptar.

Entretanto, existem algumas tendências do segmento que devem começar ou ganhar estabilidade em breve.

Confira 7 tendências no mercado financeiro para os próximos anos, para se preparar para aproveitar as oportunidades.

1. Acesso simplificado ao crédito

Até poucos anos atrás, pensar em um banco que não tivesse nenhuma agência física parecia algo impossível.

Porém, as Fintechs surgiram no mercado, mostrando uma forma diferente de atender clientes de instituições financeiras.

Mais do que isso, essas fintechs também passaram a proporcionar um acesso simplificado ao crédito, que é uma das tendências no mercado financeiro para os próximos anos.

Assim, é possível que essa facilidade ao crédito seja replicada por outros bancos, mesmo os tradicionais.

2. Popularização das criptomoedas

As criptomoedas, também conhecidas como Criptos, são ativos financeiros completamente digitais.

Por muito tempo, as criptomoedas provocaram dúvidas no público geral. Afinal, como investir em uma moeda que não possui uma sede e não varia de acordo com a inflação?

Tudo mudou com a valorização do Bitcoin, que puxou neste crescimento outras criptomoedas. A popularização das criptos tem tudo para continuar nos próximos tempos

3. Variação nos meios de investimento

Com o aumento do acesso à informação, muitas pessoas descobriram que é possível fazer investimento “fora dos muros” dos bancos tradicionais.

Ao variar os meios de investimento, muita gente tirou dinheiro da poupança e aplicou em outros locais, como o Tesouro Direto.

Essa é uma das tendências do mercado financeiro para os próximos anos. Isso porque, quando as pessoas variam nos investimentos, elas incentivam que outros façam o mesmo.

4. Produtos financeiros personalizados

Hoje, basta que uma instituição financeira digite seus dados cadastrais para encontrar uma série de informações – desde o seu estilo de investimento, até o quanto você tem em conta.

Com essas informações, existe a tendência de que as marcas criem produtos personalizados para cada pessoa.

O uso de dados como base de sugestão será cada vez mais frequente, como uma forma de incentivar que as pessoas façam investimentos ao encontrar praticidade e direcionamento.

5. Conceito Open Banking

Open Banking é um conceito que propõe o compartilhamento prático e rápido de informações entre instituições financeiras.

Um bom exemplo deste conceito está no Pix, um sistema de transferência de valores criado pelo Banco Central do Brasil que integra várias instituições financeiras.

O Open Banking busca o uso de uma plataforma padronizada pelos bancos, para que todos tenham facilidade de acesso à informação, reduzindo custos e mantendo operações mais transparentes.

6. Uso de aplicativos

Sair de casa para resolver questões financeiras já é passado para muita gente – e o mesmo deve acontecer com boa parte da população nos próximos anos.

Isso porque, o uso de aplicativos de bancos tem apresentado um crescimento considerável. De acordo com pesquisa da FEBRABAN, o uso do Mobile Banking aumentou em 2020, tanto como método de atendimento quanto para a contratação de serviços.

7. Plataformas parceiras

Por fim, uma das tendências no mercado financeiro para os próximos anos está na formação de parcerias entre plataformas.

Na prática, significa que os bancos ou Fintechs vão desenvolver parcerias com empresas de investimento, trazendo mais praticidade para o seu usuário.

A recente criação de fundos entre o Nubank e a Easynvest mostra bem como essa ideia deve funcionar.

Mercado financeiro em transformação

Quando falamos em mercado financeiro, normalmente as pessoas imaginam somente o segmento de investimentos.

Entretanto, este mercado engloba uma série de elementos, e muitos deles estão se transformando neste momento.

Por isso, cabe ao usuário do sistema estar atento, para aproveitar boas oportunidades. Assim, as tendências no mercado financeiro para os próximos anos podem começar por você, desde já.

Metadescription: Veja quais são as mudanças que já estão acontecendo no mercado financeiro e como você pode se beneficiar delas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X