Planejamento financeiro para autônomos: dicas essenciais
Trabalhar por conta própria e investir no sonho de ter o próprio negócio é uma tarefa que demanda muita responsabilidade e planejamento. Ter organização na forma de administrar o negócio e no setor financeiro também é essencial para os que desejam crescer e se destacar no mercado com seus empreendimentos. Pensando nisso, separamos algumas dicas de planejamento financeiro para autônomos que podem salvar a vida financeira de seu negócio.
O que é ser autônomo e como está o mundo do empreendedorismo no Brasil
O profissional autônomo é aquele trabalhador que não possui vínculo empregatício com nenhuma empresa, ou seja, possui total liberdade e autonomia profissional e financeira e é responsável por gerir seu próprio negócio.
Muitos brasileiros recentemente resolveram se arriscar e se tornar donos de um negócio próprio. Com a pandemia, milhões de brasileiros entraram para o empreendedorismo, frente a uma onda de desempregados nunca vista antes.
Diante de tamanho desafio, estes brasileiros decidiram, então, tirar seus sonhos do papel e investir numa carreira profissional autônoma e, atreladas a ela, diversas responsabilidades.
Uma providência a ser tomada inicialmente ao decidir se tornar um profissional autônomo é a abertura de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou RPA. Você sabe o que é RPA? O RPA é um recibo que substitui a nota fiscal em caso de o empreendedor não possuir CNPJ.
Existe um caminho bastante específico a ser percorrido quando se deseja alcançar o sucesso na vida de empreendedor, e ter organização na vida financeira pode ser decisivo para chegar até lá.
Planejamento financeiro para autônomos: o que fazer para se manter organizado
Todos os profissionais autônomos precisam dar uma atenção especial à vida financeira de seus negócios, para não perder o controle e precisar encerrar suas atividades por falta de preparo. A seguir separamos algumas dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos.
1. Separe sua vida financeira pessoal de sua vida financeira profissional
Um dos maiores erros cometidos pelos profissionais autônomos é unir a vida financeira pessoal à vida financeira de seu negócio. Unir as despesas pessoais aos custos de seu empreendimento, ou usar lucros destinados ao seu negócio para suprir necessidades pessoais pode trazer grande confusão à sua vida financeira em geral. Esta mistura na vida financeira pode dificultar o planejamento financeiro para autônomos e atrapalhar na hora de avaliar os rendimentos de sua empresa. Portanto, mantenha sua vida financeira pessoal bem longe de sua vida financeira profissional. Caso tenha dificuldades em manter as duas caminhando separadas e se organizar sempre sem se confundir ou acabar cometendo deslizes, destine o setor financeiro de sua empresa aos cuidados de outra pessoa.
2. Tenha um fundo emergencial
O maior sinal de um bom planejamento financeiro para autônomos é possuir um fundo emergencial. Muitos imprevistos podem acontecer quando o assunto é ter o seu próprio negócio e geri-lo de forma autônoma e individual. Portanto, é sempre muito importante poder contar com uma reserva financeira em casos de lucro abaixo do esperado, ou aumento dos preços da matéria-prima, ou até mesmo um investimento em algo que irá ajudar o negócio a crescer. A falta deste valor reserva para emergências tem levado muitos empreendimentos ao encerramento de suas atividades, por não estarem prontos para lidar com situações inesperadas.
3. Utilize ferramentas de organização financeira
Assim como em tantas outras áreas do nosso cotidiano, poder contar com a tecnologia para o planejamento financeiro para autônomos é uma excelente opção. Existem hoje diversos aplicativos gratuitos que ajudam a manter a organização da vida financeira. Neles é possível adicionar despesas, lucros, gastos imprevistos, datas de vencimentos de contas etc, de forma a visualizar os saldos ao final de cada período, e ajudem a concluir se este saldo foi positivo ou negativo para seu negócio.
Aos que não se adaptam bem à modernidade dos aplicativos, vale a pena utilizar o bom e velho Excel, uma ferramenta de organização financeira valiosa e muito útil com seus diversos recursos.
4. Planeje-se a longo prazo
Pensar no encerramento das atividades de seu negócio pode parecer algo cruel, certo? Mas não. Planejar sua aposentadoria é algo extremamente importante. E com um planejamento financeiro para autônomos isso se torna ainda mais fácil. Lembre-se que profissionais liberais não contribuem automaticamente para o INSS, órgão que garante o direito à aposentadoria, portanto, investir num plano de previdência privada é algo a se considerar, e com planejamento financeiro isso se torna totalmente possível. Ou, se preferir, pense em qualquer outro investimento a longo prazo que garanta uma renda quando os anos da velhice chegarem , para que você possa desfrutar do descanso com segurança financeira.
Estas são algumas dicas essenciais de planejamento financeiro para autônomos. Compartilhe com seus amigos que decidiram seguir a vida como dono de seus próprios negócios e que precisam de ajuda quando o assunto é finanças.