Como Conseguir Habilitação Digital – Descubra Agora!

Como Conseguir Habilitação Digital – Descubra Agora!

Você já ouviu falar da habilitação digital? Se nunca ouviu, saiba que este é um documento muito prático que irá mudar sua vida.

Todo mundo sabe que quem é habilitado deve andar sempre com sua carteira presente a fim de evitar problemas.

Além disso, a CNH é um documento tão importante quanto a identidade.

E por conta de sua importância, muitas pessoas acabam ficando com medo de levá-la consigo e acabar perdendo ou sendo assaltado.

No entanto, não há mais motivos para que você ande sem sua carteira por aí, basta então que você a tenha em seu celular.

Quer saber como? Então confira este artigo.

O Que É Habilitação Digital?

O Que É Habilitação Digital

Você deve estar desconfiado sobre um documento tão importante ser acessível pelo celular ou tablet, certo?

E logicamente sua preocupação faz total sentido, já que a internet tem muitas armadilhas para que você caia em golpes.

No entanto, a CNH Digital não é uma dessas armadilhas, sendo assim, pode ficar tranquilo quanto a isso.

Graças ao avanço da tecnologia, hoje é possível que você tenha esse documento em suas mãos de modo prático, seguro e eficaz.

Além de sua CNH, você poderá obter o seu CRLV através do mesmo aplicativo.

Sendo assim, a habilitação digital de trânsito junta ambos os documentos em um único lugar com o mesmo valor jurídico que o documento físico teria.

Antigamente, quando os processos ainda eram feitos de forma presencial, sem a ajuda da internet e com todas as burocracias envolvidas, tirar a CNH era uma dor de cabeça sem fim.

Logo, em 2018 o ministério das cidades informou que para que você tenha sua CNH digital, você não precisa ir ao Detran ou a qualquer outro lugar.

No entanto, nem todos os motoristas possuem direito de obterem a CNH digital. Sendo assim, somente aqueles que emitiram a carteira a partir do dia 05 de agosto de 2017 é que possuem esse direito.

Isso porque as carteiras feitas a partir dessa data, possuem um QR Code na parte de trás e é isso que faz com que elas possam ter validade no aplicativo.

Sendo assim, se você quer ter uma CNH digital mas sua carteira é de antes dessa data, você terá que solicitar ao Detran uma nova via de sua carteira através do pagamento de uma taxa.

Como ter a CNH digital no celular?

Para que você saiba como obter sua habilitação digital basta seguir os passos que abordaremos a seguir.

A primeira coisa que você deve fazer então é baixar o aplicativo na sua loja de apps, ou seja, na play store ou app store.

Depois, você irá procurar por “CNH digital” ou então “Carteira digital de trânsito”. Assim, você fará o download do aplicativo e entrará nele.

Você deve ler as informações que aparece na tela para que não haja dúvidas sobre o aplicativo.

Vá passando para o lado até que chegue ao fim das instruções e clique em continuar.

Na primeira etapa, é necessário que você informe seu CPF e clique em continuar. Depois, você será direcionado para a segunda etapa onde os dados pessoais precisam, ser informados.

Todos os campos são obrigatórios, portanto não deixe nenhum em branco.

Após tudo já ter sido informado, é preciso clicar em cadastrar e um e-mail será enviado para você confirmar seu cadastro.

Então, é preciso que você abra sua caixa de e-mail e leias as informações para depois clicar no link para ativação da conta.

Assim, você deverá abrir o aplicativo novamente e clicar no ícone “+” para que possa finalizar.

Logo, duas opções aparecerão para você:

  • CNH digital;
  • CRLV.

Você deverá então clicar na opção CNH digital. Ao clicar, a informação de “cadastro incompleto” aparecerá em seu celular e logo abaixo, as opções de validação.

Sendo assim, clique em “Validação pelo celular” e permita com que o aplicativo tenha acesso à sua câmera para que possa rastrear o QR-Code e seu rosto.

Você deverá então fazer com que a câmera leia o código na parte de trás de sua carteira. Ao fazer isso, o app pedirá para que você faça o reconhecimento facial.

Siga as instruções

Aqui, alguns comandos serão exigidos para se conseguir a habilitação digital, como:

  • Pedir para que você sorria;
  • Pisque os olhos;
  • Fique sérios;
  • Entre outros comandos.

Vá seguindo as instruções até que elas cheguem ao fim. Ao fim, o aplicativo pedirá um número de celular para que possa se vincular.

Sendo assim, forneça seu número e avance mais uma etapa.

Digite uma senha de 4 dígitos para que você possa acessar o aplicativo sempre que necessário e não dê essa senha para ninguém, pois ainda que seja um aplicativo, ele é um documento.

Dessa forma, para que fraudes sejam evitadas, você não deve permitir que ninguém tenha acesso à sua carteira digital.

Depois de todas essas etapas finalizadas, você está pronto para usar sua habilitação digital.

Vantagens da habilitação digital

A CNH Digital possui muito mais vantagens do que a CNH impressa. A primeira coisa é que estamos sempre com o celular em mãos, sendo assim, é muito mais fácil sair com o celular contendo um documento, do que com o documento físico em si.

Portanto, a habilitação digital é muito mais prática e otimizada, podendo ser acessada a qualquer momento.

E o melhor é que ela não precisa de internet para funcionar.

Sendo assim, você pode apresentá-la como documento em qualquer lugar que você for e ainda dispensar o uso de sua carteira de identidade física.

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos então o que é a habilitação digital e como fazer para que você possa ter uma para si. O processo é muito simples e fácil.

Sendo assim, graças a tecnologia o que antes era uma dor de cabeça, hoje é algo simples de ser resolvido, basta atender aos critérios necessários. A habilitação digital já conta com mais de 2 milhões de usuários no país.

Sendo assim, não perca tempo e baixe já a sua. Mas lembre-se também de seguir as normas de trânsito para não perder pontos em sua CNH!

Este artigo lhe ajudou? Nos conte nos comentários e compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas o conheçam e possam contar com a vantagem de ter um documento digital oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *