Como vencer a crise com sua empresa
Com a pandemia do novo coronavírus, a crise também se instalou na área econômica. Afinal, com a necessidade de isolamento social, muitas empresas foram obrigadas a suspender suas atividades. Mas será que vencer a crise é possível?
A resposta é SIM! Você pode vencer a crise tentando algumas medidas, conforme vamos explicar. Afinal, o “novo normal” exige muita dedicação e algumas mudanças radicais. Confira!
Como vencer a crise?
Para começar, é essencial entender porque sua empresa está em crise.
Afinal, o cenário econômico brasileiro já não vinha bem antes mesmo da pandemia. Infelizmente, com a pandemia, tudo se tornou mais grave.
Mas, infelizmente, muitos empresários só vão atrás dos números quando a empresa já está em crise.
De fato, vencer a crise no cenário atual é missão difícil, mas não impossível. Assim, vamos dar algumas dicas essenciais para que sua empresa consiga vencer a crise.
1. Identifique sua real situação e o que levou a ela
É fácil simplesmente dizer “foi a pandemia”. Afinal, certamente, o impacto da pandemia nos negócios foi enorme.
Mas, é necessário identificar sua real situação no momento. Como está seu planejamento financeiro? Há dívidas? Quais são seus gastos?
2. Corte gastos
Esse é o momento de cortar gastos. Claro que cortar vagas de emprego e fechar a empresa é a última ação. Antes dela, será que não há gastos que você pode cortar?
Afinal, é necessário reduzir as contas da empresa, então, veja tudo que possa ser enxugado: contas de energia e contas de telefone, por exemplo.
Converse com quem está na empresa com você e tente ouvir os demais setores sobre onde pode haver corte nos gastos.
3. Avalie bem a oportunidade de crédito
Muitos empresários se desesperam na chegada de pandemia, devido à falta de entrada de clientes e já partiram para a tomada de crédito.
O problema é que a pandemia se estendeu e o crédito acabou, vindo a necessidade de pagamento do que foi contratado.
Então, se você ainda não partiu para o crédito, avalie bem a real necessidade. Afinal, você também terá que fazer os pagamentos do que foi contratado, ou seja, você adquire uma dúvida.
Avalie também qual será o crédito escolhido. Um dos piores, em relação às taxas de juros, é o cheque especial. Embora seja mais fácil de ser contratado, seus juros são os mais altos do mercado.
Portanto, caso o crédito seja uma saída viável, busque as diversas opções oferecidas por diferentes bancos, por exemplo.
Analise o prazo de pagamento e as taxas de juros oferecidas. É algo a ser escolhido com calma e analisadas as diferentes opções oferecidas antes de contratar uma.
4. Renegocie as dívidas já existentes
O momento pede renegociamento das dívidas já existentes. Existem mutirões e você pode entrar em contato com as instituições as quais você tem dívidas e procure renegociá-las, com taxas de juros menores, por exemplo.
É sabido que com a renegociação, dívidas que atualmente você pode considerar impagáveis, ganham um respiro e aliviam a contabilidade da empresa.
5. Encontre o diferencial competitivo
Agora é o momento de estabelecer exatamente porque a sua empresa merece ser um destaque no mercado.
Com tantas empresas fechando, esse é o momento de renascer das cinzas, como na lenda de Fênix. Busque o seu diferencial no competitivo mercado atual.
6. Aposte no E-commerce
Nada cresceu tanto nos últimos meses quanto o comércio online. De fato, o E-commerce foi a salvação de várias empresas.
Sua empresa ainda não tem E-commerce? Então, já passou da hora de apostar nisso.
Dessa forma, criar sites e conseguir um site organizado, com clareza de informações e de maneira fácil para que o cliente que deseja contratar o seu serviço.
Além disso, o catálogo online é essencial para que seu futuro cliente possa adquirir produtos.
7. Veja outros nichos de mercado
O momento é de grande necessidade de captar novos clientes. Assim, observe nichos de mercado que ainda não foram atendidos pelas empresas concorrentes.
Veja públicos-alvo entre os quais você pode crescer.
8. Reavalie seu produto e o que você oferece
Será que não é o momento de reavaliar o que você oferece ao mercado?
Reveja seu produto, a embalagem, veja se não há possibilidades diferentes, como customização ou então uso de materiais inovadores, para fazer com que seu produto tenha destaque no mercado atual.
O que você oferece de diferencial ao cliente? É possível alterar preços? Já que o momento é de dificuldade para todos, em que você pode facilitar a vida do seu futuro cliente?
Todas essas questões podem ser pensadas para que você consiga um reposicionamento no mercado atual e assim, vencer a crise.
Conclusão
Vencer a crise atual para empresas não é tarefa fácil. É necessário muito planejamento, corte de gastos, visão de futuro e organização. Além disso, pode ser necessário uma mudança de ares, encontrando novos nichos de trabalho.
Aposte no comércio online e se organize: é sim, possível, vencer a crise.