Como fazer marketing pelo WhatsApp para um consultório?
O marketing pelo WhatsApp é uma tendência que há anos se fortalece no Brasil. Consultórios, clínicas médicas e hospitais, em especial, estão optando cada vez mais por essa prática. E estão fazendo isto porque perceberam que o marketing pelo WhatsApp traz muitos resultados.
O Brasil é o segundo país em todo o mundo com mais usuários do WhatsApp (só os EUA estão à nossa frente nessa lista). E em 2021 o WhatsApp foi a terceira rede social mais empregada pelos brasileiros: 120 milhões de pessoas fazem uso constante dele no país. Só o Facebook (130 milhões de brasileiros) e o YouTube (127 milhões) têm mais adeptos que o WhatsApp por aqui.
Com tamanho público cativo, fazer marketing pelo WhatsApp vai se tornando algo indispensável para os estabelecimentos de saúde.
Seu consultório irá se beneficiar enormemente do uso do aplicativo, e não só enquanto ferramenta de promoção do estabelecimento: a gestão do negócio se torna bem mais fácil e exata quando se usa o WhatsApp como apoio.
Isso porque o aplicativo tem uma versão, o WhatsApp Business – o qual pode ser baixado por smartphones que usam o sistema operacional Android e pelos que usam o IOS –, que foi desenhada para a administração de empresas (e que, tal como o WhatsApp original, é gratuita).
WhatsApp: marketing e gestão para seu consultório
O marketing pelo WhatsApp permite que pequenas empresas, como geralmente são os consultórios médicos, façam a publicidade de si mesmas com recursos que lembram (e que têm efeito semelhante) os das grandes companhias.
Mais que isso: o uso do aplicativo, como mencionado, torna também mais certeiro o agendamento de consultas e procedimentos médicos.
Por exemplo: um cirurgião plástico marca uma rinoplastia (operação feita na estrutura nasal visando melhorar a aparência da pessoa, e/ou sua respiração).
Alguns dias antes da data marcada, o WhatsApp Business do consultório, já programado para tanto, envia uma mensagem pedindo que a pessoa não se esqueça que em breve passará pelo procedimento. Um dia antes, outro lembrete via WhatsApp. E também através do aplicativo podem ser confirmadas as instruções para o pré e o pós-operatório da rinoplastia.
A praticidade e instantaneidade com que o WhatsApp transmite informações possibilita, enfim, que secretárias e gestores de clínicas e consultórios se utilizem do aplicativo para toda uma gama de ações.
Elas vão do agendamento de consultas até o marketing. Aliás, principalmente o marketing: o envio de lembretes ao cliente do consultório para que jamais deixe de lado os cuidados com a pele, por exemplo. Ou então alguma ação mais singela, porém tocante e delicada – uma mensagem, mandada pelo app, dando parabéns à pessoa pelo seu aniversário.
4 dicas para o uso do WhatsApp para consultório
Vamos, agora, repassar 4 conselhos acerca do emprego do WhatsApp no marketing e gestão de consultórios médicos:
- Importante: não use o WhatsApp pessoal (cujo nome técnico é WhatsApp Messenger), e sim o WhatsApp Business na gestão de seu consultório. São aplicativos diferentes. Você pode baixar o WhatsApp Business na loja online de seu sistema operacional;
- Nessa mesma linha, tenha um número de celular exclusivo para o marketing e gestão via WhatsApp. Não use seu número pessoal para tanto – fazê-lo terá por efeito confundir seus pacientes, além de deixá-lo sobrecarregado com mensagens de trabalho;
- Atenção ao uso da linguagem no WhatsApp Business. Lembre-se: você não estará falando com seu grupo de amigos, e sim com seus clientes. Não precisa ser formal, mas evite o uso de gírias, além de fugir dos erros gramaticais e de concordância nas mensagens;
- Identifique seu consultório. Na foto do aplicativo coloque o logo da empresa, se houver. Pode ser também uma imagem da fachada da empresa. Endereço e horário de atendimento do consultório são informações relevantes.
O marketing pelo WhatsApp pode ser um diferencial de seu consultório. Trabalhe com afinco nesse sentido.