Como armazenar produtos agrícolas em silos?

Como armazenar produtos agrícolas em silos?

Para que um produto agrícola chegue às prateleiras dos mercados e seja comercializado, ele passa por várias etapas, desde o plantio até o embalo e, entre as etapas, podemos destacar o armazenamento em silos.

Então, neste artigo, vamos descobrir como é feita a armazenagem de grãos em silos, e entender a importância desse processo.

O importante papel do armazenamento de grãos

Na etapa de armazenamento, os grãos produzidos são guardados com o objetivo de conservar as características físicas e químicas, desde o processo da colheita até a distribuição.

Este processo exige que os grãos sejam higienizados e secados. Sem contar que é preciso fazer o procedimento com defensivo agrícola.

Diante deste cenário, podemos afirmar que a armazenagem é um dos métodos mais eficientes de ter um produto longe de sua origem. Sendo assim, o armazenamento feito com segurança pode impedir que fatores externos danifiquem a qualidade dos grãos, prejudicando, dessa forma, os investimentos feitos durante a safra.

Benefícios do armazenamento de grãos

Então, guardar os grãos e sementes é um processo tão importante quanto produzi-los. E essa prática é capaz de oferecer vários benefícios.Diminuir tanto as perdas qualitativas quanto as quantitativas, decorrentes do depósito em lugares impróprios, ou pelo atraso da colheita.

Reduzir o gasto de com transportes que, na época da safra tem apresenta um valor muito alto. Evitar o tratamento inadequado decorrente da grande quantidade a ser processada no período da safra. Disponibilizar a utilização do insumo na ocasião mais apropriada.

Aumentar a comercialização entre os produtores durante várias épocas do ano. 

Local de armazenamento dos grãos

Os grãos devem ser guardados em uma estrutura apropriada de armazenagem conhecida como silos, os quais são unidades armazenadoras de grãos com a função de conservá-los em perfeitas condições.

No mercado, encontramos vários tipos de silos, como: os metálicos, os silos de espera, os de concreto, o silo secador, o armazenador, o de expedição, os silos bag e, também, o armazém graneleiro. Todos com as suas respectivas características e funcionalidades.

Para escolher qual a melhor opção, é preciso analisar alguns pontos, como o custo-benefício, o prazo de armazenamento, o volume, entre outros.

Se mesmo após essas análises, você ainda ficar com dúvidas para tomar escolher o silo mais adequado para o seu produto, a AllMayer do Brasil, que é especialista no processo de armazenamento de grãos e sementes, terá a melhor solução para o seu problema.

Silo de espera

Estes são considerados silos-pulmão, isso porque, eles guardam os grãos limpos e úmidos, por pouco tempo, até o momento em que esses insumos são encaminhados para o secador. Por essa razão, o silo de espera deve possuir uma estratégia de ventilação de ar natural.

Silo secador

Destinado a receber os grãos do silo de espera. Nele, os grãos são submetidos ao ar natural o aquecido para secarem e, assim, atingir a umidade estimada para o armazenamento. 

Silo armazenador

Aqui, o produto já chega limpo e seco. 

Silo de expedição

Esse tipo de silo, geralmente, fica pendurado e recebe os grãos do silo armazenador, por meio de veículos transportadores. Neste caso, os grãos são liberados sobre o caminhão ou vagão ferroviário.

Silos bag

Sistema de armazenagem com um ótimo custo benefício, que tem a função de armazenar os grãos conservando a umidade e a qualidade dos grãos, além de impedir a ação de pragas e proliferação de doenças.

Cuidados necessários no armazenamento de grãos

Durante o processo de plantio e colheita, é comum, ocorrer perdas causadas, muitas vezes, por vários fatores. É por isso que o processo de armazenamento dos grãos é uma tarefa que exige muita atenção e cuidado. 

Preparo dos silos

Após a colheita, é indispensável que o silo esteja devidamente limpo para receber os grãos. Então, a inspeção deve ser feita de modo a evitar que resquícios de insetos e restos da silagem anterior fiquem no silo. 

Limpeza

Antes de serem armazenados, os grãos colhidos devem estar limpos e livres de impurezas e de qualquer outro fator que possa danificar a integridade do insumo. 

Secagem

Entre os diversos fatores que podem prejudicar o armazenamento dos grãos está o seu próprio teor de umidade. Por isso, é fundamental saber que, cada tipo de grão possui uma quantidade máxima de umidade.

Portanto, se essa característica estiver elevada, certamente, o cenário ficará propício para a evolução de microrganismos responsáveis pelo apodrecimento do insumo.

Aeração

Manter a temperatura e umidade dos grãos é uma prática de grande valia, por isso, é preciso investir em uma boa ventilação nos armazéns. 

Termometria

E como a umidade é um fator de risco para os produtos armazenados, a técnica da termometria deve ser utilizada para avaliar a gravidade dos problemas e a oscilação da temperatura.

Com o controle diário da temperatura, é possível ativar o resfriamento dos grãos, de maneira a prevenir que ela atinja um valor que possa implicar na perda dos produtos armazenados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *