Cartão de crédito para menor de 18 anos: como solicitar
À medida que o mercado financeiro vai evoluindo, os bancos estão se adequando a suas políticas para melhor atender seus clientes. Isso inclui oferecer soluções mais flexíveis em áreas que antes eram restritivas. Para os pais que estão a procura um cartão de crédito para menor de 18 anos já podem explorar uma vasta variedade de opções. Pensando nisso criamos este guia detalhando alternativas acessíveis que facilitam a proteção desses serviços para menores.
Solicitar cartão de crédito para menores: como funciona
Abaixo você pode ver algumas das situações em que você pode solicitar um cartão para um menor.
Adicional – Nessa modalidade de cartão de crédito, o menor utiliza a conta do responsável. Como tal, está diretamente ligada à gestão de terceiros, podendo ser atribuídos limites, bem como tempo para gerir comissões. Os pais que desejam mais controle sobre a vida financeira de seus filhos geralmente preferem essa opção. Portanto, é mais recomendada para crianças com menos independência.
Cartão pré-pago – Este cartão de crédito é funciona como uma carteira virtual. A inserção de dinheiro é feita por transferência e depósitos, e você não vai poder gastar mais do que o que colocou na sua conta. Mesmo atuando como um cartão convencional, não é propriamente um crédito concedido por um banco, mas sim um cartão com um logótipo tradicional, aceite em todos os estabelecimentos, onde o saldo sai diretamente de quem o forneceu.
University Card – Este é para qualquer pessoa com um diploma universitário. No entanto, vale lembrar que as pessoas podem fazer faculdade antes mesmo de serem adultas. Então essa opção é interessante para quem cumpre o requisito de idade. Os alunos recebem esse cartão de crédito antes mesmo de completarem 18 anos. Vale a pena notar a possibilidade.
Emancipação – Se você é um menor emancipado, poderá solicitar um cartão com o seu nome a partir dos 16 anos. No caso, você é capaz de levar uma vida civil e é empregado como se fosse um adulto.
Leia também: Como aumentar sua pontuação de crédito – Hacker para aumentar Score
Quais são os cartões para menores de 18 anos?
Z1
A Z1 oferece uma conta digital gratuita que inclui um cartão de crédito pré-pago. Pensada para facilitar os gastos dos adolescentes, a fintech requer autorização de um responsável para solicitar o Cartão Z1.
A bandeira Mastercard oferece cobertura global e está incluída entre os principais benefícios. A ausência de assinatura ou anuidade é outra vantagem, e um cartão virtual é incluído para garantir compras online seguras.
Superdigital
A Superdigital, assim como fintech anterior, oferece a opção “Cartão Mesada” para menores que querem ter o seu primeiro cartão. No entanto, para solicitar o cartão da Superdigital, o responsável do menor deve preencher todo o processo de solicitação.
Entre as principais vantagens estão a conveniência de realizar compras globais, maior segurança para transações online com até 10 cartões virtuais e um processo de inscrição simplificado.
Itaú Click
No Itaú, menores de idade podem obter cartão de crédito através do Itaú Click, podendo o portador dividir os benefícios com outros 4 cartões da mesma conta. Assim, podem candidatar-se jovens com mais de 12 anos.
Santander SX
O banco Santander oferece um programa exclusivo de cartão universitário chamado Santander SX, que permite que estudantes universitários solicitem cartões de crédito mesmo tendo menos de 18 anos. O processo de inscrição é fácil e pode ser concluído convenientemente por meio do site.
Banco do Brasil Cartão Ourocard Universitário
Para os alunos do ensino superior, o Banco do Brasil tem como opção o Cartão Ourocard Universitário. Este cartão pode ser usado no Brasil e no exterior e você pode começar a usá-lo com um limite inicial de até R$ 1.500,00. Para ser elegível para o cartão, o requerente deve ter pelo menos 16 anos e estar matriculado no ensino superior.
Descontos em eventos de entretenimento, culturais e esportivos patrocinados pelo Banco do Brasil, pagamentos por proximidade e acesso à carteira digital são algumas das vantagens que o cartão de crédito oferece para menores de 18 anos.
O cartão de crédito para menor de 18 vale a pena?
As razões são inúmeras pelas quais a procura por cartões para menor de 18 anos ter aumentado, no entanto, ainda existem poucas opções no mercado para esse grupo.
Por isso, é importante considerar se é realmente produtivo fazer esse pedido para alguém que ainda não atingiu a maioridade.
Além da dificuldade, há também a responsabilidade do cartão de crédito. Por isso, é preciso trabalhar muito na educação financeira dos jovens.
Por outro lado, se quiser mesmo o cartão, poderá encontrar várias opções diferentes com muitos benefícios.
Por isso, vale a pena buscar alternativas que se adéquem ao seu perfil ou ao do portador do cartão e começar a aproveitar os cartões de crédito desde a juventude, porém mantendo o controle financeiro.