Manutenção de filtro de água: Por que e quando fazer?

Manutenção de filtro de água: Por que e quando fazer?

Você sabia que de tempos em tempos você precisa fazer uma manutenção no seu filtro de água?

Pois, é muito importante que a água que a gente bebe seja da melhor qualidade possível, sendo uma questão de saúde.

Por isso, continue lendo esse artigo até o final para saber porque isso é tão importante e quando é o momento ideal para fazer essa manutenção.

Porque fazer a manutenção do filtro de água?

Se você tem um filtro de água em salvador, é porque você quer garantir que você, e sua família, tenham acesso a água de alta qualidade, certo?

Por isso, o filtro de água está cada vez mais presente no lar dos brasileiros, pela qualidade, garantindo o fácil acesso a água potável.

Mas, de tempos em tempos, será necessário fazer uma manutenção no seu filtro de água, e muitas pessoas acabam não fazendo.

E é aí o erro, pois essa manutenção regular é necessária para garantir a qualidade do seu produto, e, portanto, da sua água.

Inclusive, tenho certeza que se você for ler o manual do seu filtro, ele irá indicar que de tempos em tempos a manutenção deve ser feita.

Pois, sem a manutenção, você acaba colocando a qualidade da água em risco e deixar de ter a água de altíssima qualidade que você deveria ter.

Muitas pessoas pensam que é só ficar de olho, pois, caso a aparência da água mude, ou você sinta algum gosto diferente, então está na hora da manutenção.

Mas, nem sempre isso acontece. Na verdade, muitos vírus e bactérias presentes na água não alteram nem um pouco a sua aparência.

Portanto, você pode estar sim bebendo água de qualidade duvidável se não seguir o manual do aparelho.

E, como todos sabem, beber água de qualidade baixa pode trazer diversos problemas de saúde, podendo ser um problema simples, ou não. Portanto, o melhor é não arriscar e sempre fazer a sua manutenção.

Quando fazer manutenção do filtro de água?

Mas, então, quando é o momento ideal para fazer essa manutenção? Então, não existe um momento certo.

Cada filtro de água irá ter uma indicação no seu manual. Por isso, o ideal é que você sempre leia o manual do seu produto.

Entretanto, em geral, é recomendado que essa manutenção seja feita de duas vezes ao ano, ou quando o aparelho já tiver filtrado mais de 3 mil litros.

Ou seja, o tempo entre uma manutenção ou outra acaba sendo menor se mais gente utilizar o aparelho.

De qualquer maneira, a melhor opção é sempre ver no manual, porque os filtros são muito diferentes entre si, e esse tempo pode variar.

Além disso, você pode ficar atento a alguns sinais que o seu filtro lhe dá, para você saber que está na hora de fazer a manutenção.

Ou seja, apesar de em alguns casos não dá para ver alteração na coloração da água, em outros é possível ver.

Mas, não é só isso, existem maneiras de você saber que, por exemplo, o refil está cheio e precisa ser trocado.

Quando isso acontece, as impurezas que o filtro está segurando acabam tampando a passagem da água.

Com isso, a vazão do seu filtro de água acaba reduzida. Ou seja, você vai demorar mais para encher o seu copo, do que quando o filtro estava funcionando com uma melhor eficiência.

Portanto, se isso acontecer, você não precisa esperar a sua água ter cheiro ou cor, já é um indicativo de que está no momento de fazer a manutenção.

Mas, caso esse não seja o problema, e você sinta que tem algo errado, não deixe de chamar um especialista para fazer a manutenção para você.

Conclusão

Então, agora você sabe porque é tão importante realizar a manutenção de filtro de água e quando ela deve ser feita.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.