O que é o sistema ISO e qual sua função em 2023?
A forma mais adequada que as empresas têm de enquadrar sua operação a um padrão normativo de qualidade é a implementação do Sistema ISO.
A partir de uma série de normas técnicas, normas de procedimentos e classificações, com o sistema a empresa consegue mais competitividade no mercado nacional e internacional, garantindo um controle de qualidade de padrões elevados.
Saiba mais sobre o que é o Sistema ISO, qual sua função, como conseguir o certificado e o que a qualificação exige.
O que é o sistema ISO?
A sigla ISO corresponde à “InternationalOrganization for Standardization” e, em tradução para o português, significa “Organização Internacional para Padronização”. Para garantir uma universalidade das informações referentes ao sistema, a sigla é utilizada em todo o mundo sem variação.
Criado em 1946, inicialmente composto por 25 países, o ISO surgiu com o objetivo de facilitar a unificação dos padrões industriais para empresas de qualquer nicho ou tamanho. Atualmente, cerca de 126 países utilizam o sistema. No Brasil, a entidade regulamentadora das normas é a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Existem diversas publicações de normas ISO dentro do sistema, padronizando desde o tamanho dos papéis até códigos de moeda. Uma das mais populares entre as empresas é a ISO 9001, de 2015.
Vale lembrar que o sistema é uma organização totalmente privada e, por isso, não possui relações com os governos dos países que utilizam o ISO, o que garante isenção política e a estabilidade das normas.
O que é o Sistema ISO 9001?
O ISO 9001 surgiu em 2015 com o objetivo de padronizar sistemas de gestão de qualidade, ou seja, a fim de elevar a qualidade dos produtos e da gestão das empresas. A ISO 9001 é parte da “família” de normas publicadas da ISO 9000, sendo um material específico para gestão da qualidade.
Com essa implementação, as empresas têm a possibilidade de conquistar uma visão amplificada da organização, um processo de melhoria contínua e de monitoramento da operação a fim de garantir a elevação da qualidade dos produtos, serviços e, é claro, da gestão como um todo.
O que a ISO 9001 exige?
A primeira exigência básica para implementar o sistema é que a empresa precisa ter um CNPJ formal, atender às legislações e obrigações fiscais do seu nicho de atuação. Com isso, a orientação é que o negócio busque uma consultoria que auxilie a enquadrar a operação aos Requisitos da ISO 9001.
As exigências do padrão normativo da ISO 9001 são chamadas no material divulgado pela ABNT de “Requisitos” e são baseadas na metodologia PDCA. Os Requisitos consistem em grandes grupos de orientações de sistemas de gestão que devem ser aplicados na operação.
Com a adoção dessas medidas na empresa, até mesmo a cultura organizacional pode ser documentada e homologada no sistema ISO 9001 de controle da qualidade.
Veja os 8 Requisitos da ISO 9001:
- Escopo;
- Referência normativa;
- Termos e condições;
- Sistema de gestão da qualidade;
- Responsabilidade da direção;
- Gestão de recursos;
- Realização do produto;
- Medição, análise e melhoria.
Cada um dos requisitos são esmiuçados em subtópicos que descrevem como o padrão deve ser aplicado nos processos do empreendimento e para que seu Certificado ISO 9001 seja homologado, é primordial que você conte com o suporte de uma Consultoria Especializada.
Através desse suporte, você terá orientação ao longo de todo o procedimento e garantirá a conformidade dos documentos solicitados e da efetivação dos Requisitos no dia a dia do negócio.
Continue lendo para entender o papel das organizações certificadoras na obtenção da certificação ISO.
Como obter a certificação ISO 9001?
Em primeiro lugar, é válido frisar que não é necessário o pagamento de nenhuma taxa para dar entrada na documentação da certificação.
Para obter ela, depois de estudar e analisar os procedimentos do sistema de qualidade na operação, deve ser realizada uma auditoria por parte das consultorias certificadoras. Em seguida, a auditoria levantada é homologada pela ABNT.
A consultoria especializada assegura a assertividade, conformidade, praticidade e segurança desse processo todo.
Conclusão
A consultoria ISO 9001 é uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar sua performance e conformidade com os padrões internacionais de qualidade.
Com o auxílio de um consultor especializado, as empresas podem implementar o sistema ISO e manter um sistema eficaz de gestão da qualidade, o que pode resultar em uma operação mais eficiente, uma melhoria da satisfação do cliente e uma vantagem competitiva no mercado. A consultoria e implementação ISO 9001 é uma escolha certeira para empresas que desejam se destacar e alcança