7 dicas de segurança para observar em um quarto infantil
Na hora de montar o quarto das crianças, é preciso estar atento a todos os móveis, brinquedos e higiene que possam tornar o ambiente mais seguro e salutar para os pequenos. Veja como proceder da melhor forma:
Quando se pensa em decoração infantil no quarto, logo se imagina realizar todos os desejos dos filhos. Aquela vontade de poder dar a eles tudo aquilo que nossos pais não puderam para nós. A farra é grande e claro, o prazer de vê-los felizes, não tem preço.
No entanto, é preciso muita atenção para com a segurança do quarto, visto que alguns detalhes como os móveis, brinquedos e outros, podem provocar acidentes. Até mesmo uma cama montessoriana, precisa ser bem disposta para proteção.
O quarto das crianças é o ambiente onde pais e filhos convivem muitas horas, principalmente nos primeiros anos de vida.
Assim, além de pensar nas cores, nos objetos, nos enfeites do ambiente e desenhos que podem ou não ser adesivados nas paredes, é preciso pensar nas seguintes medidas de segurança e que não podem ser ignoradas:
Segurança com os móveis do quarto
É recomendado sempre, quando as crianças são bem pequenas, que os móveis tenham os cantos arredondados, visto que as quinas oferecem grande perigo aos bebês que já se equilibram nas duas pernas e começam a dar os primeiros passos.
Caso os pais já tenham comprado os móveis e não tenham pensado neste risco (o que é normal dadas as condições financeiras e urgências do dia a dia), uma solução é cobrir as quinas com protetores de silicone.
Também é importante evitar móveis com rodinhas, pois embora sejam práticas para os adultos, as mesmas podem ser empurradas pelas crianças e provocar acidentes.
Nem pense em deixar cômodas e outros móveis próximos de janelas sem qualquer grade de proteção. Assim, não viram objetos escaláveis para os pequenos.
Segurança com Higiene
Essa é fundamental para proteger a criança contra micro-organismos que possam lhe provocar problemas respiratórios e outros. Assim:
Cortinas: Devem ser aspiradas semanalmente e lavadas a cada dois meses;
Chão: deve ser desinfetado diariamente (com produtos de fragrância suave);
Bichinhos de pelúcia: Devem ser lavados periodicamente para proteger as crianças contra a poeira e os ácaros que se formam.
Segurança com os brinquedos
Na hora de comprar um brinquedo, os pais querem sempre fazer a vontade dos filhos e acabam não prestando atenção nas classificações indicativas. Elas ajudam a proteger os pequenos conforme a idade de alguns acidentes.
Por exemplo, objetos perfurantes que possam machucar as crianças ou mesmo serem engolidos.
Segurança durante o sono
Em casos onde a criança caia bastante da cama ou durma em uma beliche, na parte alta, uma boa recomendação é a instalação de uma grade protetora, que impede que a criança caia no chão quando estiver dormindo.
E para quem não quer estragar a decoração do quarto, existem grades protetoras que possuem acabamento cromado, deixando o quarto todo estiloso.
Segurança com os tecidos
Mantenha sempre os lençóis e cobertores presos embaixo do cobertor, cortinas presas para evitar asfixias e tapetes, de preferência, antiderrapantes e antialérgicos.
Segurança com os fios
A fiação do quarto deve estar muito bem feita, escondida, bem como a fiação do restante da casa. Fios desencapados, soltos e sem proteção, podem provocar choques nas crianças e causar agravos maiores.
Segurança com a iluminação
Quanto mais claridade na casa, melhor, para a criança enxergar melhor os caminhos e evitar tropeços e tombos.
Estas são algumas dicas importantes ao levar em consideração a segurança no quarto infantil. É preciso que os pais estejam atentos, mas também, permitam às crianças explorarem o mundo ao seu redor com toda segurança possível.