Qual a importância do logotipo para o seu negócio?

Qual a importância do logotipo para o seu negócio?

Muitos negócios têm dificuldades no início da atuação porque minimizam ou mesmo ignoram a importância da identidade visual. A verdade é que chamar a atenção do público vai muito além de oferecer um bom produto ou serviço.

A conquista do público começa desde a elaboração de um bom logotipo até a identidade criada a partir dele. O logotipo é a tradução visual da marca, e vender a marca — e não apenas o produto final — é muito importante para sua consolidação no mercado.

A importância de criar um logotipo

Um empreendedor acabou de abrir sua primeira sorveteria. Possui máquina de sorvete, espaço amplo para consumo, receitas incríveis, sabores e opções de combinações diversas.

Mas, aos poucos, a clientela que até conferiu a novidade no início e mesmo elogiou, simplesmente começou a desaparecer. A verdade é que a sorveteria não tinha um nome e um logotipo que realmente chamasse a atenção.

A partir dessa percepção, o empreendedor decide investir na criação de um logotipo para sua sorveteria. Um logotipo condizente com o negócio, que faça com que os potenciais clientes se interessem por interagir com o estabelecimento e consumir os produtos servidos.

Elementos de um logotipo

Um bom logotipo para uma sorveteria deve, antes de tudo, dizer no primeiro olhar do cliente em potencial que naquele ponto existe uma sorveteria.

  • Estabeleça um público-alvo: mesmo uma sorveteria precisa estabelecer a quem quer servir em prioridade;
  • Nome: este pode ser associado a qualquer elemento do que é servido, como um sabor, uma característica marcante. É muito comum que se utilize alguma referência às temperaturas mais frias;
  • Cores: aposte em cores que transmitam a sensação de refrescância, ao mesmo tempo em que remetam aos sabores e a um ambiente acolhedor. As cores do logotipo devem fazer parte de toda a identidade visual da sorveteria.
  • Fonte: as letras da logo fonte precisam ser legíveis, ainda que decorativas, para que o cliente identifique o nome do estabelecimento;
  • Crie adereços ao logotipo que agreguem à sua marca: mascotes, desenhos que chamem a atenção do público-alvo e variações do próprio logotipo para outras finalidades dentro do negócio são excelentes formas de agregar personalidade à marca.

Erros ao criar um logotipo

É importante tomar cuidado para não cometer erros, que, na verdade, são muito mais comuns que se pensa. Por isso, toda atenção deve ser redobrada em todos os elementos da criação visual da marca.

Alguns erros mais comuns:

  • Tipografia ilegível ou incompatível com o segmento;
  • Dimensões desproporcionais e que desagradam o olhar;
  • Falta de identificação com o segmento da marca;
  • Imitação de marcas famosas;
  • Amadorismo.

Invista em trabalho profissional

Existem profissionais que têm formação e conhecimento suficientes para desenvolver o logotipo e a identidade visual de sua marca da melhor maneira possível, estudando todos os critérios para que os elementos que o compõem façam sentido.

O conceito da marca, quando desenvolvido por um profissional qualificado para tal, transmite muito mais seriedade e profissionalismo através do logotipo e dos outros elementos de sua identidade visual. Por isso, não deixe de investir em trabalho qualificado para criar o logotipo de sua marca.

Logotipo e identidade visual bem pensados ainda não são garantia certeira de sucesso. É preciso investir em todos os aspectos que trarão valor à sua marca, como produto final, atendimento e bem-estar do cliente. Ainda assim não há dúvidas de que, para o mercado, um bom logotipo faz toda a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.