4 Sinais de que o relacionamento não vai bem
Lidar com um relacionamento de muitos anos pode ser muito mais complicado do que começar ou terminar um.
O apego, a aproximação com a família do outro, os bens materiais compartilhados e toda a rotina, tudo isso sempre faz com que pensemos bem antes de por fim em um relacionamento que não vai bem.
Existe sempre aquele medo, aquela tendência de empurrarmos as decisões mais importantes para frente, principalmente as mais desgastantes, deixando de lado tudo o que realmente está fazendo com que esse relacionamento não seja mais o mesmo.
Qualquer relacionamento tem seu próprio alerta, que faz necessário que o casal reflita, tenha autoconhecimento e maturidade suficientes para encarar que as coisas já não são mais as mesmas.
Um relacionamento pode simplesmente cair na rotina ou apresentar questões que podem abalar e até mesmo interferir na harmonia da relação.
Quando um casal reconhece os conflitos e se torna capaz de identificar os problemas mais profundos, além de todos os superficiais, é o momento ideal de compreender o que não vai bem no relacionamento para cada um, assim como o que cada um sente que está acontecendo.
Esse é um momento que exige sinceridade, respeito e transparência. Atitudes que podem manter ou fazer com que a relação acabe de uma vez por todas, evitando traumas e sofrimentos desnecessários.
Por essa e outras razões, é indispensável saber identificar quando um relacionamento não vai bem e principalmente saber diferenciar o que pode ser evitado do que está sendo um incômodo para ambos.
Busque pelos sinais de que seu relacionamento não vai bem, identificando-os através destas dicas a seguir.
Sinais de que o relacionamento não vai bem:
1. Vocês já não fazem mais programas como casal ou planejam o futuro juntos
A individualidade de um casal e cada um ter seu espaço é totalmente comum em qualquer relacionamento. Mas, quando não existe mais o interesse ou a ideia de saírem juntos ou até mesmo quando o casal já não planeja mais um futuro juntos, esse é um sinal enorme de que o relacionamento não vai bem.
Planejar um final de semana à dois ou até mesmo férias em casal, criando oportunidades e estimular a convivência é indispensável para qualquer relacionamento se tornar feliz e saudável.
2. As discussões passam a fazer parte da rotina e muitas vezes sem motivo
Quando o relacionamento não via bem, qualquer situação do dia a dia se torna motivo de irritação, grosseria e a paciência e o respeito deixam de fazer parte do relacionamento.
Quando um já não quer mais estar perto do outro, torna-se um sinal clássico de que o relacionamento não vai bem.
Para evitar esse tipo de situação, basta ser mais paciente, compreender as necessidades do outro e dar mais espaço quando for necessário. Além disso, também é importante evitar tomar decisões quando estiver de cabeça quente.
3. A comunicação já não é mais a mesma
Não ter uma comunicação saudável com o parceiro, não compartilhar mais coisas que eram comuns a todo momento ou buscar solucionar os conflitos é um grande sinal de de que o relacionamento não vai bem.
A comunicação é a chave para um bom relacionamento.
Para o relacionamento funcionar adequadamente, busque sempre manter a comunicação, sempre perguntando e evitando declarações sem antes conversar com seu parceiro.
4. As gentilezas já não são mais presentes no dia a dia
Um relacionamento saudável contém simpatia, carinho e respeito. Agradar o parceiro, planejar um jantar surpresa, elogios sinceros e outras coisas do dia a dia espantam qualquer tipo de problema que o casal possa estar enfrentando e faz com que o relacionamento e a convivência sejam mais tranquilos, trazendo de volta todo o amor e parceria ao casal.
Caso tenha se identificado com alguma das situações que citamos acima e ainda deseja manter seu relacionamento, busque fazer as mudanças necessárias ou buscar por uma terapia de casais. Toda essa ajuda pode ser extremamente indispensável para salvar seu relacionamento.
Lembre-se, essa pode ser somente uma fase ruim e manter toda essa situação não é nada saudável. Busque sempre o melhor para você e seu parceiro.